Ò Origem e formação da bíblia;
Ò A tradição oral e escrita;
Ò O magistério da Igreja
Ò Inspiração Divina da Sagrada Escritura: Na redação dos livros sagrados, Deus escolheu homens,dos quais se serviu fazendo-os usar suas próprias faculdades e capacidades, a fim de que, agindo Ele próprio neles e por eles, escrevessem, tudo e só aquilo que Ele próprio quisesse.
Procurou-se ver na historia da igreja, desde dos cristão primitivos até aquela época, quais os livros que durante os séculos sempre foram lidos nas igrejas e, baseada no consenso, ela constitui o cânon. A tradição antiga é a mais fidedigna, pois esta mais próxima dos tempos apostólicos
“Nem tudo é de Deus e nem tudo é do homem, mas as idéias são de Deus e as palavras são do homem.”
(Cardeal Franzelin)
(Cardeal Franzelin)
Origem e Formação da Bíblia: A bíblia foi gestada a partir do êxodo do Egito e dada a luz no tempo do exílio da Babilônia. A gestação no coração do povo começou com Moisés, por volta de 1200 a.C.
O nascimento da bíblia situa-se logo depois do exílio babilônico, por volta de 450 aC. Naquela circunstância, os judeus tantos exilados como remanescentes, conseguiram em forma de livro sua memória de “povo eleito de Deus”.
Magistério da Igreja: A sagrada tradição e a sagrada escritura constituem um só depósito sagrado da palavra de Deus, confiado á Igreja; mantendo-se fiel a este depósito, todo o povo santo, unindo aos seus pastores, persevera assiduamente na doutrina dos apóstolos, na união fraterna, na fração do pão e nas orações (At. 2,42ss), de tal modo que, conservando, praticando e professando a fé transmitida, haja singular unidade de espírito entre os pastores e os fiéis.
Interpretação da sagrada escritura: A sagrada escritura deve ser lida e interpretada com a ajuda do mesmo Espírito Santo que levou a sua redação, devemos atender a unidade de toda escritura, tendo em conta a tradição viva de toda a igreja e a analogia da fé.
A Bíblia Sagrada
O Antigo Testamento
Ò Pentateuco;
Ò Livros Proféticos;
Ò Livros Poéticos e Sapienciais;
O Novo Testamento
Ò Evangelhos;
Ò Atos dos Apóstolos;
Ò Epistolas de São Paulo;
Ò Epistolas Católicas.
Ò Apocalipse
Antigo Testamento: A economia do AT estava ordenada principalmente para preparar a vinda de Cristo, redentor de todos, e de seu Reino messiânico para anunciá-lo profeticamente (Lc. 24,44;Jo 5,39; 1Pe 1,10) e da-la a conhecer através de varias figuras.
O Pentateuco (Lei ou Torá)
São cinco Livros: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
Gênesis – Dividi-se em duas partes.
1ª (1-11) – Narra a historia primitiva, retoma a origem do mundo e estende-se sua perspectiva na humanidade inteira. Relata a criação do universo e do homem, a queda original (pecado) e suas conseqüências.
2ª (12-50) – historia dos patriarcas, ela recorda a figura dos grandes ascentrais, Abraão homem de fé, cuja obediência é recompensada por Deus. O Gênesis forma um todo completo.
Livro do Êxodo – Dois temas principais:
A libertação do Egito (1-15);
e a aliança no Monte Sinai (19,1-40)
Livro do Êxodo – Dois temas principais:
A libertação do Egito (1-15);
e a aliança no Monte Sinai (19,1-40)
Leviticos - De caráter Legislativo
Interrompe a narração dos acontecimento. Contem um cerimonial de sacrifícios.
(1-7) O Cerimonial de investidura dos sacerdotes, aplicado a Aarão e a seus filhos (8-10);
(11-15) Normas referentes a puros e impuros;
(17-26) Lei da santidade, que inclui um calendário litúrgico(23) e se encerra com as benção e maldições(26);
(27) Determina as condições de resgate das pessoas, e dos bens consagrados a Javé.
Números – Retoma o tema da macha pelo deserto.
A partida do Sinai é preparada por um recenseamento do povo (1-4) e pelas grande ofertas feitas para a dedicação da tenda de reunião (7). Após a celebração da 2ª páscoa, os Israelitas deixam a montanha santa (9-10) e chegam depois em varia etapas, a Cades, de onde fazem uma tentativa frustrada de penetrar em Canaã pelo sul (11-14).
Livros Prófeticos
Profetas anteriores
Ò Josué;
Ò Juizes;
Ò Rute;
Ò I e II Samuel;
Ò I e II Reis ;
Profetas Posteriores
Ò Isaias, Jeremias, Lamentações, Baruc, Ezequiel, Oséias, Joel, Amós, Daniel, Abdias,Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.
Livros Históricos
Na bíblia hebraica, os livros de Josué, dos Juizes, de Samuel e dos Reis são chamados de “Profetas anteriores” , em contra posição aos “Profetas posteriores”: Isaias, Jeremias, Ezequiel e os doze profetas Menores.
“Históricos” tem por tema principal as relações de Israel com Iahweh, sua fidelidade ou infidelidade, sobretudo infidelidade a palavra de Deus , cujos porta-vozes são os profetas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por contribuir com sua opinião e testemunho. Deus Abençoe!